Prêmios TAL é uma cerimônia de premiação para as melhores produções das Televisões Públicas e Culturais da América Latina. Seu objetivo principal é posicionar internacionalmente o trabalho dos canais latino-americanos e fortalecer o vínculo dos mesmos com a sociedade. Os Premios TAL são co-organizados por TAL e DocMontevideo. Surgem da cooperação desenvolvida entre estas duas instituições desde 2009.

TAL é a rede de Televisões Públicas e Culturais mais importante da América Latina. Uma organização sem fins lucrativos que sin fines de lucro que reúne mais de 70 TVs e redes associadas que somam 283 canais em 20 países. As ações da TAL incluem intercâmbio e distribuição de conteúdos, co-produção internacional entre TVs e treinamento. Além disso, a TAL conta com um banco de conteúdos audiovisuais com mais de 8.000 títulos e uma webTV.

DocMontevideo, é o Encontro de Documentários de Televisões Latino-americanas que se realiza durante o mês de julho no Uruguai. As atividades incluem formação, mercado, networking e exibições. Participam mais de 350 profissionais e 50 representantes de televisões. DocMontevideo, é a sede da reunião anual das TVs associadas à rede TAL.